p2pi2020@gmail.com / (86) 9 9415-6383

PEDRO II, PIAUÍ, BRASIL - 19/04/2024


Portal P2

Portal P2


    Médico obstetra de 75 anos é o primeiro a receber vacina contra Covid-19 no Piauí

O médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, foi o primeiro piauiense a ser vacinado contra a Covid-19 na tarde desta segunda-feia (18). O profissional, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa, já realizou em torno de 20 mil partos durante sua carreira e fez o terceiro parto da história da MDER.

A imunização teve início às 17 horas desta segunda, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Durante a cerimônia foram imunizados seis profissionais de saúde, cinco deles trabalham em unidades hospitalares que compõem a rede estadual e a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Os profissionais atuam no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; Hospital Getúlio Vargas; Hospital da Polícia Militar; Hospital Infantil Lucídio Portella e Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Além de Joaquim Vaz e de Amariles Borba, foram imunizadas: a técnica em enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas. a enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos de 33 anos, que atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella, e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde.

E ainda: a técnica em enfermagem Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, da UTI Covid-19, do Hospital Infantil Lucídio Portella. Ela atua há 35 anos na unidade saúde e a enfermeira Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, da ala Covid-19 do Hospital da Polícia Militar. Ela atua há 26 anos na profissão.

O Piauí está recebendo do Ministério da Saúde 61.160 doses da vacina CoronaVac. Serão 28.651 mil doses para profissionais da saúde, 10 para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas.

Segundo a Sesapi, o quantitativo engloba tanto a primeira e a segunda dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí.

 

"Linha de frente" terá prioridade

 

Os primeiros a serem vacinados nesta primeira fase serão os grupos prioritários: profissionais de saúde, pessoas idosas em abrigo e pessoas com deficiência que moram em abrigos.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que as cerca de 60 mil doses não serão suficientes para vacinar todos os profissionais de saúde e, então, serão priorizados profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid.

No total, apenas 34% dos profissionais de saúde devem ser vacinados com essas 60 mil doses e, com essa quantidade, os profissionais definidos como prioritários receberão as duas doses. Assim, cerca de 30 mil pessoas devem ser imunizadas.

Conforme mais doses forem enviadas ao estado, mais pessoas serão imunizadas. Ao todo, a primeira fase de imunização deve levar 45 dias, segundo previsão da Sesapi, já que somente após 15 dias da segunda dose o organismo desenvolve imunidade ao coronavírus.

 

FONTE: G1 


Publicada Por: Cleber Araujo - p2pi2020@gmail.com

Deixe o seu comentário