p2pi2020@gmail.com / (86) 9 9415-6383

PEDRO II, PIAUÍ, BRASIL - 29/03/2024


Portal P2

Portal P2


    Cerca de mil doses teriam sido aplicadas em pessoas já imunizadas no Piauí; aponta UFAL 

Levantamento do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) revela que cerca de 300 pessoas teriam tomado doses a mais  das vacinas contra a Covid-19 no Piauí. 

De acordo  com o estudo,  no Piauí 1024 doses foram aplicadas em pessoas que já haviam concluído o esquema de imunização previstos nas bulas dos imunizantes. Também foram encontradas supostas irregularidades  no público-alvo. Uma mesma pessoa foi registrada como trabalhador da saúde. E depois, na segunda dose, como prioridade na faixa-etária. 

O estudo foi feito baseado em cruzamento de dados dos sistemas do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, um mesmo piauiense de 80 anos, por exemplo, teria tomado duas doses da imunizante da Coronavac e uma da Astrazeneca.   As datas dos registros foram nos dias 04/03/21 , 12/03/21 e 19/05/21, na cidade de Floresta do Piauí. 

Em Teresina, uma idosa de 65 teria sido vacinado com duas doses da vacina da Astrazeneca e uma da Coronavac.  Na cidade de Amarante uma idosa de 80 anos teria tomado duas doses da vacina da Pfizer e uma da Astrazeneca. 

A Secretaria de Estado da Saúde informou que está fazendo um levantamento para verificar a informação. A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, disse que está monitorando e orientando os municípios sobre os registros corretos nos sistemas do Ministério da Saúde. Ela acredita que trata-se de uma duplicidade no sistema devido às inconsistências.

 

O painel vacinação Covid-19 da Fundação Municipal de Teresina (FMS) também registra que uma única pessoa recebeu mais de duas doses das vacinas contra a Covid-19. Uma mulher de nome Albertina, por exemplo, tem registro de cinco doses. Já outra, também de nome Albertina, teria tomado três doses. 

A campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde, no momento, dispõe de quatro vacinas contra Covid, sendo que três possuem apenas duas doses (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer) e uma possui uma única dose (Janssen) para completar o esquema vacinal. 

Na relação de vacinados, além o nome completo da pessoa, é possível observar o grupo na qual ela pertence e a quantidade de doses recebidas. Uma pessoa identificada apenas como “Ademar” teria tomado três doses da vacina. Outra, de nome inicial “Alberto”, também teria recebido três doses. 

A FMS esclarece que “os problemas de registros na quantidade de doses por pessoa se devem a inconsistências no sistema de registro do Ministério da Saúde, que vinculam as doses por número de cartão do SUS e pode causar duplicidade nos CPFs de pessoas que possuem mais de um cartão”.

Além disso, a FMS ressalta “que Teresina segue rigorosamente o plano nacional de imunização, e todos os dados de vacinação são encaminhados imediatamente para os todos os órgãos de controle que fazem o acompanhamento de todas as etapas do processo".

Dados do painel da FMS ressaltam que 36% da população em Teresina recebeu pelo menos uma dose da vacina. Uma em cada dez recebeu as duas doses, completando as etapas de imunização. Desde o início da vacinação, a FMS já aplicou 411.866 doses. 

 

FONTE: CIDADE VERDE. 


Publicada Por: Cleber Araujo - p2pi2020@gmail.com

Deixe o seu comentário